Powered By Blogger

domingo, 4 de abril de 2010

COMO A ALMA ABATIDA NÃO SE PODE ADORAR A DEUS

Como esta seu coração determina o seu estado espiritual, poucas pessoas sabem, mas o estado emocional interfere muito na vida espiritual, talvez por isso o sábio Salomão tenha escrito em Provérbios 4.23 - “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” O coração é considerado por muitos como a sede das emoções, é no coração que é gerado os mais nobres sentimentos ou os mais levianos, isso quem afirmou foi Cristo em Mateus 15.19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”
É difícil viver com um coração doido, um coração ferido torna o mais forte guerreiro em um covarde, fraco e incapaz, a alma é tomada por um grande vazio e conduz o individuo a um estado depressivo e triste. Esse estado o induz a solidão, a querer se isolar de tudo e de todos, as flores perde as cores e o seu perfume, o céu perde o seu lindo azul, as estrelas o seu brilho, o sol o seu fulgor, nada mais importa, tudo perde o sentindo, tudo perde o valor.
Isso aconteceu com Davi quando perseguido por Saul em I Sm 22.1-2, incapaz Davi se refugia em uma caverna, sim o mesmo Davi que tinha derrotado o gigante Golias, que vencera os dez milhares de filisteus, agora com o coração doido se sente inútil, impotente, infeliz e triste e com ele se juntou todo homem que estava em aperto e desgosto. Nesta situação o harpista Davi não adora, não louva, ele apenas clama e lamenta a Deus.
TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Sl 57.1-2
Então o que fazer em uma situação como essa? Eis aqui um conselho, nessa hora deve-se buscar todo o auxílio possível em Deus, esconder-se nele, chorar em seus ombros, e descansar até que as calamidades passem e por fim mais uma vez como diz o Salmo 57.7 (Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores) a sua alma voltará a adorar ao Senhor. Pois não se pode adorar a DEUS com um coração ferido, angustiado, magoado, pois são sentimentos pobres e tristes e um adorador é cheio de alegria, pois, DEUS é alegria...

Pb. Joilson Pereira - 04.02.2009

2 comentários:

  1. Muito linda esta mensagen creio que ela saiu do coração de Deus.obrigada por se deixar ser usado por Deus

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir