Powered By Blogger

domingo, 4 de abril de 2010

COMO A ALMA ABATIDA NÃO SE PODE ADORAR A DEUS

Como esta seu coração determina o seu estado espiritual, poucas pessoas sabem, mas o estado emocional interfere muito na vida espiritual, talvez por isso o sábio Salomão tenha escrito em Provérbios 4.23 - “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” O coração é considerado por muitos como a sede das emoções, é no coração que é gerado os mais nobres sentimentos ou os mais levianos, isso quem afirmou foi Cristo em Mateus 15.19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”
É difícil viver com um coração doido, um coração ferido torna o mais forte guerreiro em um covarde, fraco e incapaz, a alma é tomada por um grande vazio e conduz o individuo a um estado depressivo e triste. Esse estado o induz a solidão, a querer se isolar de tudo e de todos, as flores perde as cores e o seu perfume, o céu perde o seu lindo azul, as estrelas o seu brilho, o sol o seu fulgor, nada mais importa, tudo perde o sentindo, tudo perde o valor.
Isso aconteceu com Davi quando perseguido por Saul em I Sm 22.1-2, incapaz Davi se refugia em uma caverna, sim o mesmo Davi que tinha derrotado o gigante Golias, que vencera os dez milhares de filisteus, agora com o coração doido se sente inútil, impotente, infeliz e triste e com ele se juntou todo homem que estava em aperto e desgosto. Nesta situação o harpista Davi não adora, não louva, ele apenas clama e lamenta a Deus.
TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Sl 57.1-2
Então o que fazer em uma situação como essa? Eis aqui um conselho, nessa hora deve-se buscar todo o auxílio possível em Deus, esconder-se nele, chorar em seus ombros, e descansar até que as calamidades passem e por fim mais uma vez como diz o Salmo 57.7 (Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores) a sua alma voltará a adorar ao Senhor. Pois não se pode adorar a DEUS com um coração ferido, angustiado, magoado, pois são sentimentos pobres e tristes e um adorador é cheio de alegria, pois, DEUS é alegria...

Pb. Joilson Pereira - 04.02.2009

2 comentários:

  1. Muito linda esta mensagen creio que ela saiu do coração de Deus.obrigada por se deixar ser usado por Deus

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir